quarta-feira, 11 de julho de 2012

Geração de conteúdo na Wikipédia 1

Imagino que todos conhecem a Wikipédia para ler conteúdo e dirimir discussões de bar. Mas muitos não prestam atenção em como é o processo de geração do conteúdo. Primeiramente é preciso saber que há um botão de editar em (quase) todos os artigos, é dessa liberdade de edição que vem um dos significados do "livre" em "a enciclopédia livre". O outro é pela possibilidade de reuso do conteúdo na Wikipédia, o uso é permitido desde que seja citado que a fonte é a Wikipédia (isso em si precisa de um outro post, leis de direito de autor nos EUA são bem complicadas).

Então quer dizer que qualquer coloca o que quer na Wikipédia? Então não é confiável?

Essas perguntas são muito difíceis de responder, em primeiro lugar qualquer pode colocar o que quiser, mas dificilmente ficará por muito tempo se não seguir as regras. Em segundo lugar, não é confiável; mas nenhuma enciclopédia é confiável e a Wikipédia é tão confiável (ou mais) que qualquer outra enciclopédia.

Nenhuma enciclopédia é confiável porque uma enciclopédia é uma fonte terciária, tudo que uma enciclopédia deve fazer é resumir o material existente em fontes secundárias confiáveis sobre um determinado assunto. A enciclopédia só confiável na medida em que as referências adequadamente colocadas e em que as fontes secundárias sejam confiáveis.

Para buscar chegar a artigos que cumpram esses ideais a Wikipédia possui regras que guiam as edições dos artigos em direção de uma maior qualidade. São muitas regras, mas as principais são a verificabilidade e a imparcialidade.

A verificabilidade diz que as informações que estão na Wikipédia precisam estar referenciadas e a imparcialidade diz que o artigo deve citar os pontos de vistas relevantes.

Colocados assim eles parecem muito simples, mas não é incomum termos conflitos de edição devido a diferentes interpretações.

No próximo post eu analisarei diversos conflitos existentes entre eu e outros editores em um artigo específico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário