sábado, 25 de junho de 2011

O Índio, a Lei Seca, os Cinco Dias e a Estupidez da Imprensa

Duras críticas
Fabiano Angélico, jornalista que eu respeito muito na área de liberdade de informação, fez uma breve crítica a meu (até agora único) vídeo-post no sentido de que minhas críticas foram muito pesadas ao jornalismo. Talvez tenha usado de palavras muito duras, mas me expresso dessa forma por ver mentiras sendo propaladas com grande repercussão pelas velha e nova imprensa. Penso que jornalistas tem o dever de checar suas informações antes de publicá-las.
Que tal checar?
Vi a notícia que o Índio, aquele ex-vice do Serra, foi pego em blitz e se recusou a soprar o bafômetro. Qual a minha surpresa de ver que nenhum dos grandes jornais teve a diligência de checar a estapafúrdia afirmação do aspirante ao Partido Republicano. A Agência Estado, o G1, o R7, o IG, o JB, o Correio Brasiliense, a Exame,  a Band e algumas outras publicaram a tese genial que ser pego dirigindo alcoolizado tem pena de perda da carteira por cinco dias. Tudo devido a estupidez do DEMista ao afirmar isso em seu twitter.
A Lei 11.705 (lei seca para os íntimos) é bem clara:

“Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa (cinco vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses;
Medida Administrativa - retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitação.
e
Art. 277. Todo condutor de veículo automotor, envolvido em acidente de trânsito ou que for alvo de fiscalização de trânsito, sob suspeita de dirigir sob a influência de álcool será submetido a testes de alcoolemia, exames clínicos, perícia ou outro exame que, por meios técnicos ou científicos, em aparelhos homologados pelo CONTRAN, permitam certificar seu estado. 
(...)
§ 3o Serão aplicadas as penalidades e medidas administrativas estabelecidas no art. 165 deste Código ao condutor que se recusar a se submeter a qualquer dos procedimentos previstos no caput deste artigo.
Aécio Neves e Índio da Costa recusam o bafômetro e mentem
 sobre a Lei Seca. Velha imprensa não checa informações.
5 dias nada. 12 Meses
O  que isso quer dizer? Dirigiu alcoolizado ou se recusou a fazer o bafômetro é igual a 12 meses de perda de carteira.
Porque o Índio diz que são 5 dias? porque após cinco dias ele pode ir no Detran-RJ pegar sua carteira e assinar um termo de reconhecimento dos autos. Dai pra frente começa um processo administrativo que terminará por invalidar sua carteira por 12 meses. Fazer o salto a dizer que só ficará 5 dias sem carteira fica por conta do ex-vice.
Informações salvam (ou tiram) vidas
A importância dessa clarificação é bem simples, muita gente adquire informação nesses veículos. A maior parte das pessoas crê que esse veículos verificaram aquilo que escrevem. Não é irrazoável imaginar alguém que tenha lido essas reportagens e sinta-se mais livre a dirigir alcoolizado por serem só cinco dias, se for pego.
Peço que os jornais tomem cuidado ao escrever, suas informações podem salvar (ou tirar) vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário